sexta-feira, 26 de março de 2010

O Cesto e a Água


Dizem que esta história aconteceu num mosteiro oriental, muito tempo atrás.
Um discípulo chegou para seu mestre e perguntou:
-Mestre, por que devemos ler e decorar a palavra de Deus, se nós não conseguimos memorizar tudo, e com o tempo acabamos esquecendo? Somos obrigados a decorar constantemente o que logo esquecemos.
O mestre não respondeu, imediatamente, a seu discípulo. Ficou olhando para o horizonte por alguns minutos e depois ordenou-lhe:
-Tome aquele cesto de junco, desça até o riacho, encha o cesto de água e o traga até aqui.
O discípulo olhou para o cesto sujo, e achou muito estranha a ordem do mestre. Mesmo assim, obedeceu. Tomou o cesto, desceu os cem degraus da escadaria do mosteiro até o riacho, encheu-o de água e começou a subir de volta. Como o cesto era todo cheio de furos, a água foi escorrendo, e quando chegou ao mestre, já não restava nada. O mestre perguntou-lhe:
-Então, meu filho, o que você aprendeu?
O discípulo olhou para o cesto vazio, respondendo jocosamente:
-Aprendi que cesto de junco não segura água.
O mestre ordenou-lhe que repetisse de novo o processo. Quando o discípulo voltou, novamente com o cesto vazio, o mestre indagou outra vez:
-Então, meu filho, e agora, o que você aprendeu?
O discípulo respondeu com ironia:
-Que cesto furado não segura água.
E o mestre continuou ordenando que o discípulo repetisse a tarefa. Depois da décima vez, estava este desesperadamente exausto, de tato descer e subir as escadarias.
Quando o mestre lhe perguntou de novo: "Então, meu filho, o que você aprendeu?" - o discípulo, olhando para dentro do cesto, falou admirado:
-O cesto está limpo! Apesar de não segurar a água, a repetição constante acabou por lavá-lo e deixá-lo limpo.
O mestre, por fim, concluiu:
-Não importa que você não consiga decorar todas as passagens da Bíblia, que você lê. O que importa, na verdade, é que, no decorrer do processo, a sua mente e a sua vida ficam limpas diante de Deus.

Livro: Lições de Vida e Sabedoria
Pe. Adalíbio Barth-2003   

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